top of page

 

" A verdade é intangível;

precisamos criar um mundo ideal, para suportar o real(Lacan)

Ovelhas da ilusão
Para adquirir:

Ovelhas da ilusão é um livro crítico, atual, reflexivo. A tentativa de aproximação do ideal e o real é uma constante na vida de todo o sujeito. A luta é desigual. Quando avançamos em direção ao ideal, vem o real e nos mostra que não vai ser tão fácil. As interdependencias sociais mostram isso: o real em luta com nosso ideal, conscientemente ou não. Nem sempre conseguimos lidar com isso.

Como salienta Lacan: “como o real é impossível, também é impossível que haja uma experiência direta e imediata do real. Essa experiência do real, essa verdade não é nada mais que um ideal . Este livro trata disso: nossa realidade necessitando de interpretação.

*Disponível em PDF 

percepção de si
Para adquirir:

A percepção de si e de seu contexto como saúde mental.

Esta obra coletiva pela Paco Editorial, apresenta reflexões críticas sobre os efeitos sociais que afetam a saúde mental atualmente, tão importante para a qualidade de vida dos sujeitos. O desamparo vivenciado é consequência da não percepção de nossa complexidade psicológica, psíquica e espiritual, não somente material, cartesiana, como o sistema preconiza. A perspectiva é a de que, tendo a “percepção de si”, seja possível construir ferramentas para superar as adversidades que afetam nossa saúde mental e a qualidade de vida.

 

patologia coletiva

“A patologia coletiva: No contexto social, psicológico e educacional” é de leitura essencial nos dias de hoje. Digo essencial pela sua potência e sensibilidade ao trazer como centralidade uma visão integral do sujeito, seus enfrentamentos na busca pelo bem-estar, felicidade e qualidade de vida, além de possibilitar a discussão de temas complexos que permeiam as interações sociais no sistema capitalista e cartesiano[1] que vivemos.

 

[1] No paradigma cartesiano, o corpo humano é considerado uma máquina que pode ser analisada peça a peça; a doença é vista como um mau funcionamento dos mecanismos biológicos.

Leia trechos no blog: https://www.appio.org/blog-1

appio trip

Que viagens...

Viajar é se abrir para novas possibilidades, para a percepção de si,  entendendo que outras sociedades, bem como seu modo de vida, são maneiras diferentes de se estabelecer em seu contexto, sendo que nossas razões podem ser complementares, entendendo o real para nosso ideal. O particular modo de pensar a vida por povos diferentes nos faz entender a nossa própria. 

Airbnb: hospedagem com desconto! Cadastre-se, pesquise e viaje...:

https://www.airbnb.com.br/c/alexandrea267?currency=BRL

bottom of page