Melhor buscar ou aceitar?


O desconhecimento e a desinformação nunca saíram de linha. Nas mesas de bar a tonica no futebol, novela, as compras de hoje continua... O dar um jeitinho pra ter vantagem continua... Nossa sociedade brasileira está infectada com isso. Uma situação virótica em que se “todo mundo” faz, deve-se fazer. É uma legitimação do ilegítimo, e assim torna-se normal. Portanto, uma mudança estrutural não acontece de uma hora para outra e sem a conscientização individual. Torna-se utopia.

Seria a falta de senso crítico? Seria o resultado do ócio das massas? Seria a manipulação ideológica da mídia? Acho que seria mais óbvia a primeira opção. Mas para se ter um senso crítico, deve-se interpretar a realidade, e saber fazê-lo. E me refiro não somente interpretar o que lemos, mas o que ouvimos e vemos. Se não soubermos executar esta interpretação, como vamos tomar decisões efetivas, como vamos entender a realidade, e tomar decisões?

Esse processo, parece-me, é um reflexo também da educação básica deficitária em nosso país, com 68% com ate 2º grau incompleto (site TRE), inclusos analfabetos totais e funcionais.

Pensa-se em aproveitar o agora, mostrar aos outros, mostrar o que não se tem... tudo a nossa volta nos incita que se tivermos coisas ou bens, não precisa ser alguém: não precisa ser “humano”, não precisa evoluir como pessoa ou respeitar os outros. Portanto, tenha, compre, mas compre agora, não deixe para amanha, que o futuro pode não existir. Aproveite agora, aproveite o momento, preocupe-se com o agora, não com os outros. “Depois a gente vê”.

Essa situação hedonista é regra em nossos dias. Mas... o futuro vai vir, vai aparecer, pois já é amanha!! E que subsídios se tem para oferecer a ele? Sobreviver, sem evoluir, sem pensar...

#consumo #alienação #mododevida #psicologia

24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

os patrocinadores...

Loja Amazon, clique no link abaixo, com segurança e tranquilidade. A patologia coletiva: No contexto social, psicológico e educacional por Ale... https://amazon.com.br/dp/B07TLJBWTY/ref=cm_sw_r_tw_dp_

Siga minhas páginas:

 

  • Instagram ícone social
  • Facebook Classic
  • Blogger Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon
  • Twitter Classic

© 2016 por Appio Alex.

Alexandre J. Appio

 

Porto alegre,

Rio Grande do Sul.

 

e-mail: prof@appio.org

+55 51 996020326 (wpp)